"Bem vindos ao Blog Fotografia&Cinema"

Espaço para ver e pensar a imagem, com postagens dos meus ensaios pessoais em fotografia amadora.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"Sem Notícias de Deus"




O Céu parece Paris, o Inferno bem que poderia ser comparado ao México! Nesta comédia espanhola, o diretor Diaz Yanes (ficaria mais conhecido ao grande público, posteriormente, com o filme Alatriste, com Viggo Mortensen) coloca essas esferas extra-terrenas bem próximas ao nosso mundo, com suas virtudes e problemas. No seu interior, o Inferno é uma prisão com diversos setores que dividem os criminosos e penas pela gravidade de seus pecados. Numa grande inversão de valores; o que é uma boa sacada do filme; é quando, por exemplo, uma pessoa que é um alto executivo do FMI em vida ao partir para o Inferno, se tornará um imigrante ilegal de um país do terceiro mundo (o que é bem apropriado!), ou quem foi uma estrela famosa e esnobe, se tornará em morte, um João Ninguém!
Mas, assim como a Terra, o Céu está em crise, cada vez mais as pessoas perdem suas virtudes e a esperança. A descrença no Bem, também, toma conta do Céu! Do outro lado, o Inferno é administrado por um jovem que sabe que está com o cargo em risco, por ser (pasmem!) conciliador e, por vezes, benevolente, a fim do equilíbrio entre as forças do Bem e do Mal.
Assim, Céu e Inferno mandam dois anjos (Penélope Cruz e Victória Abril) à Terra para salvar a alma de um boxeador. As duas enviadas usam de todas as suas artimanhas até que resolvem se unir, num acordo em que ninguém sairá ileso, para vencer esse jogo entre o Bem e o Mal!
Sem Notícias de Deus. (Espanha). 2002. Comédia.
Direção: Augustin Diaz Yanes.
Elenco: Gael Garcia Bernal, Fanny Ardant, Victória Abril e Penélope Cruz.










quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

" When a Man Loves a Man".











Estas fotos fazem parte da série: Diversidade. As imagens foram feitas ao longo de alguns anos durante a Parada GLBT de São Paulo.




terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"Nine, 8 e Meio, A Doce Vida, Fellini"






Confesso que não sabia da existência do musical da Broadway, Nine. Assisti ao filme semana passada, inspirado no musical que, por sua vez, é baseado no clássico "Fellini 8 e Meio"(1963).
O diretor Rob Marshall ( de Chicago) faz com
"Nine"(2009) uma bela homenagem ao mestre italiano Federico Fellini.
"Nine" e "8 e Meio" tratam da crise criativa de um cineasta quando este entra em uma nova produção ( que seria a nona!!!). Incapaz de comunicar aos produtores, elenco e equipe de sua real condição, ele prefere se refugiar em suas recordações do passado. Daniel Day-Lewis, interpreta o cineasta Guido e está ótimo no papel que em "8 e Meio" foi de Marcello Mastroianni, por sua vez, alter-ego de Fellini.
"Nine" acerta em todos os sentidos em sua homenagem ao mestre italiano, principalmente no elenco de belas estrelas e divas do cinema: Kate Hudson, Judy Dench, Marion Cotillard, Penélope Cruz, Nicole Kidman e a sempre bela Sophia Loren( como mãe de Guido) estão perfeitas como musas de um cineasta em crise. A escolha dessas atrizes está na mesma altura do grande elenco de musas escolhidas na época por Federico Fellini em "8 e Meio" (ClaudiaCardinale, Ainouk Aimée e SandraMilo). Fellini era famoso por escolher e cortejar belas atrizes, mesmo mantendo o casamento duradouro com Giulietta Massina.







Ver "Nine" não é ter a sensação de já ter visto o mesmo em "8 e Meio" e sim, um bom argumento para rever este e outros clássicos de Fellini: "A Doce Vida", "Amarcord", enfim, mais que uma grande homenagem ao mestre italiano, este filme-musical é uma homenagem ao cinema!
Nine. EUA. Musical.2009.
Direção: Rob Marshall.
Elenco: Daniel Day-Lewis, Nicole Kidman, Judy Dench, Penélope Cruz, Marion Cotillard.

8 e Meio. Itália.Drama.1963.
Direção:Federico Fellini.
Elenco: Marcello Mastroianni, Ainouk Aimée, Claudia Cardinale.